domingo, 17 de junho de 2012

Cuide do bebê antes mesmo de engravidar


O relógio biológico soou o alarme e você decidiu que chegou a hora de ser mãe. Para isso, saiba que os cuidados com o bebê começam muito antes de você amadurecer a ideia de gerá-lo. A mulher que pretende engravidar deve estar com a saúde em dia. “É importante não estar acima do peso, a pressão arterial deve ser excelente e os exames devem estar impecáveis. Se possível, complemente a dieta com 2,5 mg de ácido fólico por dia, seis meses antes de gerar o bebê”, recomenda o obstetra Francisco Villela, do Rio de Janeiro.
Para se adequar ao padrão mamãe cem por cento saúde, a alimentação deve ser regrada. A comida deve ser saudável e o jejum prolongado deve ser descartado. “Toda pessoa que decide engravidar não pode fugir a essa regra. Coma várias vezes ao dia em pequenas porções. O prato deve ser equilibrado, composto de proteínas, carboidratos, verduras e legumes. Varie bastante os alimentos consumidos”, diz Villela.
As fumantes precisam fazer o primeiro grande sacrifício pelo seu filho. “Não existe consumo seguro de cigarro, então, pare de fumar antes mesmo de engravidar para não prejudicar a formação do bebê. Substâncias ilícitas também são prejudiciais”, enfatiza o obstetra. Quanto ao consumo de álcool, é bom não exagerar. “Até a décima quarta semana de gestação não beba pois, até lá, o neném ainda está sendo formado. A partir disso, pequenas doses de bebidas fermentadas, como vinho, chope ou cerveja, são toleradas”, observa.
Abrir mão de um estilo de vida desregrado também é importante para prepará-la para a chegada do bebê. “A melhor maneira é fazer tudo com moderação e priorizar os bons hábitos. Não abandone a rotina de exercícios, pois eles mantém os níveis de glicose estáveis e dão disposição durante a gestação. Tenha em mente o trio: alimentação saudável, atividades físicas e boas noites de sono”, finaliza Vilela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário