domingo, 17 de junho de 2012


Mulheres com dificuldade de gravidez conseguem engravidar mesmo sem tratamento
Quase metade das mulheres jovens (até 36 anos) que têm dificuldade para engravidar acabam conseguindo mesmo sem tratamento, revela um novo estudo da Austrália, publicado na revista Fertility and Sterility.
A taxa de sucesso (44%) foi  ligeiramente menor do que entre as mulheres que também relataram dificuldade para engravidar e optaram por um tratamento com hormônios ou  fertilização in vitro (53%).
Para uma das autoras do estudo, a pesquisadora Danielle Herbert, da Universidade de Queensland, muitas mulheres com idades até 36 anos com história de infertilidade sem uma causa aparente (trompas obstruídas, por exemplo) podem alcançar a gravidez espontaneamente sem tratamentos. Isso se o marido também não tiver problemas com o esperma.
"Isso indica que esses casais são subférteis e não estéreis. Eles devem se manter otimistas porque podem engravidar por conta própria."
A pesquisa é parte de um estudo de longo prazo, com mais de 7.000 mulheres que vivem na Austrália. A partir de 1996, as participantes preencheram os inquéritos de saúde a cada ano, que incluíram perguntas sobre gravidez e parto. Os dados da pesquisa são referentes a 1.400 mulheres com idades entre 28 e 36 anos.
Os pesquisadores reconhecem que há limitações no estudo. Eles não sabem, por exemplo, se as mulheres mudaram de parceiro, de dieta (perderam peso, por exemplo) ou o estilo de vida, o que poderia ter melhorardo as chances de gravidez.
A conclusão dos pesquisadores é que,  se você é jovem, dá para tentar um pouco mais antes de partir para os tratamentos de reprodução assistida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário